Criado no âmbito da disciplina de Projectos Culturais, de uma Pós-Graduação em Património Projectos Culturais, promovida pelo ISCTE, o Museu Itinerante dos Jogos Tradicionais tem como principal objectivo recordar, preservar e concentrar o património lúdico português.
Actualmente, é comum dizer-se que as crianças já não brincam como se brincava antes. Hoje as crianças já não brincam tanto na rua, existindo quase uma adoração do espaço interior, motivado pelo surgimento das consolas de video-jogos, pelo computador e pela diversificação da oferta televisiva. Já não se precisa sair para a rua para brincarmos com os amigos e estes nem precisam de estar perto de nós. A “violência” tecnológica ameaça a preservação da memória lúdica. O Museu Itinerante de Jogos Tradicionais Portugueses visa preservar e recuperar os joelhos esfolados, as mãos sujas, as lenga-lengas, os gritos e o risos das crianças na rua, pretende devolver a laranjinha às tabernas, recuperar memórias de brincadeiras a adultos e míudos.
Através da tradição e dos jogos pretendemos desenvolver a mente, o físico e o espírito de grupo, buscando ensinar todas as histórias por detrás dos jogos. Tomemos por exemplo o caso das crianças, é na infância que se desenvolve o espírito de competição, mas também é durante esse estágio que as pessoas têm uma inteligência mais desperta e um desenvolvimento físico mais pronunciado. Para os idosos temos como objectivo de os fazer recordar os tempos antigos, os tempos em que brincavam na rua com objectos reutilizados ou realizados por eles. Pretendemos ajudar os mais velhos a realizarem algum tipo de exercício físico e mental.
Porque os museus não têm de estar fixos num só lugar, pretendemos levar o Museu a todo o Portugal, daí a designação "itinerante", pretendemos que todos joguem, pretendemos que todos aprendam e ensinem novos jogos.
Um Museu de todos, para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário